sábado, 20 de novembro de 2010

Benjamin Franklin (1706-1790)

Passei a seguir, como regra, abster-me de contradizer de forma direta as opiniões dos outros, e reprimir todas as afirmações positivas de minha parte.

Até me proibi de usar palavras e expressões de linguagem que apresentassem uma opinião fixa, como “Certamente”, “Sem dúvida”, etc. Em vez disso, passei a dizer: “Imagino”, “Creio”, ou “Suponho” que algo seja de algum modo; ou, “Assim me parece no momento”.

Quando uma pessoa dizia algo que julgasse errado, eu me negava o prazer de contradizê-la de forma abrupta, e apontar-lhe imediatamente algum absurdo em sua proposição. Ao responder, iniciava observando que, em algumas circunstâncias, sua opinião seria certa, mas, que, naquele caso, parecia haver, para mim, alguma diferença, etc.

Logo descobri a vantagem nessa mudança de atitude: as conversas transcorriam de modo muito mais agradável. A forma modesta como apresentava minhas opiniões provocavam uma aceitação mais rápida e menos oposição.

Eu era menos censurado quando errava, e conseguia que os outros abrissem mão mais facilmente de seus pontos de vista equivocados, e me apoiassem quando eu estava certo.

Benjamin Franklin
(in Segredos Administrativos de Warren Buffett, trad. Thereza Christina R. Motta)